Surdez é a perda parcial ou total da capacidade auditiva, que pode ser congênita ou adquirida, e que dificulta a compreensão e a comunicação. Existem diferentes tipos de surdez, dependendo da causa e da região do ouvido afetada:
- Surdez de condução ou transmissão: causada no ouvido externo e médio. Muitas vezes pode ser tratada com medicamento ou cirurgia.
- Surdez neurossensorial: causada no ouvido interno e/ou vias nervosas. Pode ser progressiva e geralmente é permanente.
- Surdez mista: causada tanto no ouvido externo e/ou médio, quanto no interno. Há uma combinação entre perda auditiva condutiva e neurossensorial.
Considera-se a perda parcial ou total das possibilidades auditivas sonoras, variando graus e níveis:
1 - De 20 a 40 decibéis, considera-se surdez leve;
2 - De 41 a 70 decibéis, surdez moderada;
3 - De 71 a 90 decibéis, surdez severa;
4 - Acima de 91 decibéis, surdez profunda.
Em regra, as causas são as mais variadas: acidentes de trânsito; febre alta, uso de antibióticos, velhice, genéticas; citomegalovírus, toxoplasmose, rubéola, tumores, etc. Há também causas desconhecidas. Adolescentes; Dependendo da época em que é descoberta, a surdez, as pessoas com deficiência auditiva podem ser classificadas como pré-linguais ou pós-linguais (falaremos na próxima postagem).
Além disso, existem diferentes formas de comunicação entre as pessoas com surdez, que podem variar de acordo com a sua identidade, cultura e preferência. Algumas delas são:
- Língua de sinais: é uma língua natural que utiliza gestos, expressões faciais e corporais para transmitir significados. No Brasil, a língua oficial dos surdos é a Libras (Língua Brasileira de Sinais).
- Oralização: é o uso da língua oral (falada e escrita) para se comunicar. Pessoas que optam pela oralização podem usar aparelhos auditivos, implantes cocleares ou leitura labial para auxiliar na compreensão dos sons.
- Bilinguismo: é o uso de duas línguas para se comunicar. No caso dos surdos, pode ser a combinação da língua de sinais com a língua oral, dependendo do contexto e da situação.
Por isso que a surdez é diversa, é pluralidade. Juntos, somos mais fortes!
E aí, me conte qual é a sua perda e tipo de surdez?
Até próxima!
Comments