O implante de condução óssea é um tipo de solução auditiva que pode contornar partes danificadas ou bloqueadas do ouvido e emitir vibrações sonoras diretamente ao ouvido interno. Essas vibrações se transformam em sons que nosso cérebro consegue compreender. Os implantes de condução óssea funcionam usando a capacidade natural do nosso osso de conduzir o som.
Os implantes de condução óssea podem beneficiar pessoas com perda auditiva unilateral, perda auditiva condutiva ou perda auditiva mista. Eles também são usados para tratar a perda auditiva decorrente de doenças ou infecções. Alguns dos benefícios dos implantes de condução óssea são: ouvir melhor em ambientes ruidosos, ter uma melhor qualidade do som, evitar a oclusão do canal auditivo e reduzir o risco de infecções no ouvido.
Existem diferentes tipos de implantes de condução óssea, que se diferenciam pela forma como se conectam ao osso.
Os principais tipos são:
- Implante percutâneo: utiliza um pino de titânio instalado superficialmente na região óssea atrás da orelha, que serve para absorver melhor a vibração do aparelho externo³. Alguns exemplos são o BAHA (Bone Anchored Hearing Aids) da Cochlear e o Ponto da Oticon Medical.
- Implante transcutâneo: consiste em um imã ou um chip com vibrador ósseo implantado por baixo da pele, e um aparelho externo que se conecta por sobre a pele com ímãs semelhantes aos do implante coclear. Alguns exemplos são o BAHA Attract e o Osia da Cochlear e o Bonebridge da MED-EL.
O implante de condução óssea é realizado por meio de uma cirurgia simples e rápida, que pode ser feita com anestesia local ou geral. O tempo de recuperação varia de acordo com o tipo de implante e as características individuais do paciente.
No Brasil, o acesso aos implantes de condução óssea é garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mediante avaliação médica e audiológica. O SUS fornece implantes de condução óssea percutâneos para pessoas com perda auditiva bilateral condutiva ou mista. O usuário também recebe orientações sobre o uso e cuidados com o implante e o aparelho externo. Além disso, o SUS oferece acompanhamento fonoaudiológico periódico para os usuários de implantes de condução óssea.
Se você usa o Implante de Condução Óssea, qual marca você usa? E como está sendo a experiência? E sua perda auditiva?
@associacaoamada
@apasodoficial
@ouvirpt_associacao
Comments